segunda-feira, 7 de setembro de 2015

ESQUIZOFRENIA: O SÍMBOLO SAGRADO DA PSIQUIATRIA – 1976

“Designamos pelos termos “dementia praecox” ou “esquizofrenia” um grupo de psicoses cujo curso é, por vezes, crônico, outras vezes marcado por ataques intermitentes, e que podemos sustar ou fazer retroceder em qualquer estágio, mas que não permite uma total restituio ad integrum. A doença é caracterizada por um tipo específico de alteração do pensamento...” (Eugen Bleuler apud SZASZ, 1978: 9)

“(...) a afirmação de que algumas pessoas têm uma doença chamada esquizofrenia (e de que algumas, presumivelmente, não a têm) baseia-se unicamente na autoridade médica e não em qualquer descoberta da Medicina: de que isso foi, em outras palavras, o resultado de uma tomada de decisão ética e política, e não de um trabalho científico empírico.” (SZASZ, 1978: 17)

“O que aconteceria então a Psiquiatria se a medicina e a lei, o povo e os políticos reconhecessem o caráter metafórico e mitológico da doença mental? Essa desmistificação da Psiquiatria abalaria e destruiria a Psiquiatria como especialidade médica, tão seguramente quanto a desmistificação da Eucaristia abalaria e destruiria o catolicismo romano como religião.” (SZASZ, 1978: 44)

“Certos aspectos do conceito de doença têm sido, é claro, discutidos com bastante freqüência... e a moderna legislação compele-nos a formular uma definição clara, se bem que fragmentária, talvez, aqui e ali. Mas definições desse tipo são jurídicas, e não médicas.” (Eugen Bleuler apud SZASZ, 1978: 72)

“Quando o médico deseja dar ao paciente uma pitada de encorajamento, diz-lhe que seu estado de nervos se deve ao excesso de trabalho; se deseja revigorar seu próprio ego à custa do paciente, diz-lhe que o seu estado de nervos se deve à masturbação; ambas as declarações são autistas... O pensamento negligente é oligofrênico e conduz ao erro; o pensamento autista é paranóide e leva a alucinação.” (SZASZ, 1978: 110)


“quando os nazistas estigmatizaram e confinaram judeus, isso é perseguição; quando os americanos estigmatizam e segregam seus compatriotas que tem pele negra ou ancestralidade nipônica, isso também é perseguição. Mas quando pessoas no mundo inteiro estigmatizam e segregam seus parentes e vizinhos que se comportam de maneira que não é do agrado da maioria – e quando essa estigmatização se efetua mediante labéus e segregações pseudomédicas – então isso deixa de chamar-se perseguição, e é geralmente aceito como Psiquiatria.” (SZASZ, 1978: 114)

Nenhum comentário:

Postar um comentário