segunda-feira, 7 de setembro de 2015

ÉTICA DA PSICANÁLISE – 1963

“Os psicoterapeutas exercem muitas atividades; o objetivo declarado é, sempre, prover “terapia”. Com freqüência, no entanto, as tentativas de “tratar” um paciente são, na verdade, esforços para converter sua conduta em algo diferente daquilo que ela é.” (SZASZ: 1964, 12)

“Se o indivíduo é uma pessoa, só pode ter uma personalidade. (...) No entanto, embora a pessoa só possa ser ela mesma de uma única maneira, pode fingir ser alguém diferente de muitas outras maneiras.” (SZASZ: 1964, 56)

“O apelo emocional das palavras usadas para descrever o que as pessoas fazem é particularmente importante e perigoso nas denominadas profissões de auxílio, e em nenhuma outra mais do que em psiquiatria.” (SZASZ, 1964: 78)

“Qualquer pessoa pode alegar que se importa com aqueles que sofrem e que deseja ajudá-los. No entanto, se quisermos compreender o que os “curadores mentais” fazem, em vez de nos postarmos em admiração diante deles, devemos julgar o trabalho do psiquiatra e do psicoterapeuta como julgamos o de qualquer outra pessoa pelo que fazem e não pelo que dizem que fazem.” (SZASZ: 1964, 79)

“Na linguagem do cotidiano, a palavra “contrato” designa um acordo entre duas ou mais pessoas quanto a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Um contrato é uma negociação, um pacto, uma promessa. A situação humana denotada por esses substantivos – e as ações que a ocasionam, descritos por verbos como “negociar” e “contratar” – são de relevância especial perante a lei. Em teoria legal, define-se “contrato” como uma promessa ou conjunto de promessas, cujo não-cumprimento implica sanções previstas nas leis. Portanto, a definição legal de contrato reconhece que o mesmo pode ser rompido.” (SZASZ: 1964, 117)

“(...) o contrato acentua a posição moral da criatura humana pela limitação das oportunidades de um indivíduo prejudicar outro.” (SZASZ: 1964, 123)


“Uma pessoa só é livre quando reconhece as circunstâncias em que será punida; pode manter sua liberdade não praticando atos proibidos.” (SZASZ: 1964, 162)

Conheça algumas cantadas românticas para aprimorar o seu relacionamento

1. “Gata, vamos viajar o mundo usando meus créditos de desconto no Airbnb?”

2. “Me chama de previsão do tempo e diz que tá rolando um clima.”

Veja o conteúdo completo acessando cantadas românticas                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário